Existe uma interface muito grande entre gastroenterologia clínica e cirúrgica, principalmente em relação a algumas patologias que iniciam o seu tratamento pela abordagem clínica e podem evoluir para necessidade de tratamento cirúrgico.
É importante uma boa relação com o profissional gastroenterologista clínico para discussão de casos e possível encaminhamento de pacientes para auxiliar no tratamento das doenças do trato gastrointestinal.
Cirurgia bariátrica para diminuição do peso e controle das comorbidades ocasionadas pela obesidade.
O pâncreas pode apresentar tumores tanto benignos quanto malignos e muitas vezes a presença dessas lesões necessitam de tratamento cirúrgico.
Orgão tubular responsável pela realização de movimentos que auxiliam no processo de digestão e para que o alimento chegue até o estômago.
O estômago é o órgão mais representativo do trato gastrointestinal. Ele auxilia na digestão de alimentos e produzindo hormônios.
A parede abdominal possui defeitos anatômicos em sua constituição que podem ser locais para herniação de estruturas intra-abdominais.
Órgão extremamente importante na digestão alimentar pois filtra o sangue e elimina as toxinas
Área do trato gastrointestinal responsável por estudar, tratar e operar doenças do intestino delgado, grosso, reto e ânus.
Função de armazenar a bile, líquido que é produzido pelo fígado, para auxiliar na digestão de gorduras no intestino.
08:00 - 18:00
Fechado