O QUE É:
O estômago é o órgão mais representativo do trato gastrointestinal, ele é dividido em cárdia, fundo, corpo, antro e piloro e possui funções endócrinas e exócrinas, auxiliando na digestão de alimentos e produzindo hormônios.
O estômago possui grande capacidade de distensão podendo ter 50 ml de capacidade quando vazio, até 4 litros quando estiver repleto.
⠀
INDICAÇÃO:
Algumas patologias do estômago podem necessitar de tratamento cirúrgico, como neoplasias malignas de estômago, neoplasias benignas, cirurgias de urgência para úlcera gástrica.
⠀
CIRURGIA:
As cirurgias do estômago consistem em ressecção total do estômago (gastrectomia total), ressecção parcial do estômago (gastrectomia parcial).
A escolha da técnica depende da localização da lesão a ser removida.
PERGUNTAS FREQUENTES
Sim, é possível. Quando realizamos a gastrectomia total (retirada total do estômago) é realizada uma anastomose do esôfago com o intestino delgado para que o paciente possa manter a ingestão via oral, normalmente.
Sim, é possível. A cirurgia minimamente invasiva permite um retorno mais rápido às atividades, alta hospitalar mais precoce, menos inflamação para o paciente e melhor resultado estético. A escolha da via de acesso depende de alguns fatores.
Depende do resultado anatomopatológico da peça cirúrgica, muitas vezes um tumor pouco agressivo o tratamento cirúrgico isolado é curativo.