Cirurgia da Vesícula Biliar

O QUE É:

A vesícula biliar é um órgão em formato de saco localizada abaixo do fígado na região direita do abdome. Sua função é armazenar a bile, líquido que é produzido pelo fígado, para auxiliar na digestão de gorduras no intestino.

INDICAÇÃO:

A remoção da vesícula biliar (colecistectomia) é uma das cirurgias mais corriqueiras do cirurgião do aparelho digestivo. As principais indicações para remover a vesícula biliar são cálculos (colelitíase), pólipo e câncer de vesícula.

PERGUNTAS FREQUENTES

Obesidade, História familiar, acima de 40 anos de idade e mulheres com histórico de gestação prévia.

A vesícula pode apresentar inflamação aguda (colecistite aguda),  a pedra pode migrar para o ducto biliar ou pâncreas, causando coledocolitíase ou pancreatite aguda. Essas são as complicações mais frequentes.

Não, caso seja removido apenas os cálculos da vesícula e for mantida a vesícula, os cálculos se formam novamente, pois quem possui a patologia é a vesícula biliar.

Sim, devemos levar em consideração o tamanho do pólipo, sintomas e presença de fluxo vascular.

Geralmente no máximo 24 horas de internação hospitalar.

O principal sintoma que pode ocorrer em até 30% dos pacientes é diarreia. A maioria dos casos a diarreia é autolimitada e resolve espontaneamente num período de até 6 meses, caso o sintoma persista medidas medicamentosas podem ser adicionadas para melhorar o sintoma.

Varia de paciente para paciente mas após 48-72 horas da cirurgia é possível retornar ao trabalho, desde que não realize esforço físico.