Cirurgia do Esôfago

O QUE É:

O esôfago é um órgão tubular que fica predominantemente intratorácico e faz comunicação entre faringe e estômago. É responsável pela realização de movimentos que auxiliam no processo de digestão e para que o alimento chegue até o estômago.

INDICAÇÃO:

Algumas patologias do esôfago podem necessitar de tratamento cirúrgico:

  • Doença do Refluxo Gastroesofágico/Hérnia de Hiato
  • Neoplasias do esôfago
  • Divertículos esofágicos
  • Acalásia/Megaesôfago

CIRURGIA:

Existem diversas cirurgias a serem realizadas no esôfago, comento abaixo sobre a cirurgia de hérnia de hiato/doença do refluxo gastroesofágico.

A Hiatoplastia + Fundoplicatura Nissen tem o objetivo de reduzir o estômago que está localizado na cavidade torácica para dentro da cavidade abdominal, criando um segmento de esôfago abdominal e após isso realiza-se o fechamento do hiato esofágico. O próximo passo é a criação de uma válvula anti-refluxo com o fundo gástrico envolvendo o esôfago abdominal.

PERGUNTAS FREQUENTES

Sim, ter alimentação adequada, manter o peso dentro da faixa da normalidade, evitar o tabagismo e o excesso de bebida alcóolica.

Sim, a cirurgia pode ser realizada aberta ou minimamente invasiva. A escolha da técnica depende de cada caso e do paciente com preferência para a via minimamente invasiva.

Sim, os pacientes geralmente iniciam com uma dieta líquida, evoluindo para dieta pastosa e após cerca de 3 semanas com dieta geral (normal).

Com a boa evolução da cirurgia o tempo de internação hospitalar varia entre 1-2 dias após o procedimento.